Psicomotricidade

Psicomotricidade

A Psicomotricidade é um campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas entre o psiquismo e a motricidade. Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.

A Psicomotricidade é uma terapia de mediação corporal e expressiva, na qual o psicomotricista estuda e compensa condutas motoras inadequadas e inadaptadas, em diversas situações, geralmente ligadas a problemas de comportamento, desenvolvimento, maturação psicomotora, aprendizagem e de âmbito psicoafectivo.

Modelos de intervenção:

Preventivo – inclui a promoção e estimulação do desenvolvimento, incluindo a melhoria/manutenção de competências de autonomia ao longo de todas as fases da vida.

Educativo – nos contextos em que se pretende essencialmente promover o desenvolvimento psicomotor e o potencial de aprendizagem.

Reeducativo ou terapêutico – quando a dinâmica do desenvolvimento e da aprendizagem está comprometida, ou ainda quando é necessário ultrapassar problemas psicoafectivos, de base relacional, que comprometem a adaptabilidade da pessoa.