Dia Internacional do Livro (23 de abril) - Sugestões para estimular o gosto e hábito pela leitura
Na era digital em que vivemos, rodeados de ecrãs e dispositivos eletrónicos parece fácil esquecermo-nos de uma prática tão simples, como a leitura. Ainda assim, a sua importância para o desenvolvimento humano permanece inegável. Além de alimentar a nossa imaginação, a leitura permite-nos obter mais conhecimento, explorar e compreender o mundo à nossa volta, através das páginas de um livro.
No dia 23 de Abril é celebrado o Dia Mundial do Livro, uma data que nos vem relembrar da sua importância. Desde os primeiros anos de vida a leitura não deve ser encarada, unicamente, como uma atividade de lazer, mas também como meio essencial para um melhor desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A exposição do indivíduo, nas diferentes faixas etárias, à leitura tem em si um importante papel no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo; enriquecimento do vocabulário e desenvolvimento linguístico e promoção da empatia e imaginação. Ainda assim, o que sabemos é que nem sempre esta prática é uma realidade. Pelo que se seguem algumas sugestões para estimular o gosto e hábito pela leitura das crianças:
· Promover a exposição, desde cedo, da criança a livros: Ofereça, desde os primeiros meses de vida, uma variedade de livros adequados à sua faixa etária e interesses. Desde livros de tecido, com cores vibrantes, imagens simples a mais complexas, contos de fadas e livros interativos;
· Dar o exemplo: Enquanto adulto, ao demonstrar prazer e valor pela leitura tornar-se-á um bom modelo para a criança, podendo inspirá-la a seguir o mesmo caminho. Pode ainda realizar sessões de leitura em família, que promovem não só uma boa interação familiar como uma relação positiva com a leitura;
· Reservar um tempo para esta atividade: Diariamente pode reservar um tempo para esta atividade, como antes de dormir, para ler um pouco para a criança que ainda não lê. Pode escolher livros do seu interesse que prendam a sua atenção e estimulem a sua curiosidade;
· Interação: Incentive a interação da criança com os livros, de modo a que esta fale sobre as personagens ou que conte a sua própria perspectiva da história e do que poderá acontecer em seguida.
Espaço de leitura adequado: A criação de um ambiente de leitura confortável e livre de distrações (como a televisão e tablet) tornará esta atividade mais prazerosa e poderá levar a que a criança se concentre durante um período mais alargado. No entanto, é importante não forçar a criança a ler ou ouvir uma história quando aparenta estar cansada, pois tal pode acabar tendo o efeito contrário.
Raquel Fragoso, MS, Terapeuta Comportamental