A análise comportamental aplicada é a ciência dedicada ao entendimento e melhoramento do comportamento humano. É uma abordagem cientifica que pretende descobrir as variáveis ambientais que influenciam comportamentos socialmente significativos e assim desenvolver estratégias que permitam a mudança e/ou melhoria desses comportamentos.

É uma metodologia que permite intervir em diversas áreas, tais como, perturbações de aprendizagem e do desenvolvimento, défice de atenção e hiperatividade, perturbações comportamentais, alterações cognitivas e emocionais, entre outras.

– Avaliação Comportamental
É composta por diferentes etapas e visa avaliar o comportamento, as competências cognitivas e académicas, a linguagem, a autonomia e as
competências de socialização do indivíduo. Composta por entrevistas, observações em contexto natural e trabalho direto com a aplicação de
instrumentos de medida, permite-nos avaliar as competências base que o individuo possui nas diferentes fases do desenvolvimento. Resultante desta avaliação é elaborado um relatório e plano de intervenção com os objetivos propostos.

– Intervenção Semi-Intensiva
Intervenção até 15h semanais onde são trabalhadas as áreas prioritárias para o indivíduo, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento. Esta intervenção é implementada geralmente no contexto natural (casa, escola e/ou comunidade).

– Intervenção Intensiva
Intervenção de 20 a 40h semanais onde são trabalhadas todas as áreas do desenvolvimento, geralmente em contexto natural. Deste modo, e em estreita parceria com os pais e os professores/educadores, são trabalhadas áreas como a autonomia, a linguagem, a cognição, as competências académicas e a socialização, tão importantes no desenvolvimento do indivíduo.

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