Vamos aproveitar o calor!

Com a chegada da primavera e dos dias mais quentes e longos, as atividades ao ar livres tornam-se cada vez mais convidativas. A natureza oferece-nos uma tranquilidade única, um local onde podemos apreciar os pequenos prazeres da vida, longe da agitação do dia a dia.

A prática de atividades ao ar livre constitui-se um programa essencial que transcede a simples procura por entretenimento; ela está diretamente relacionada com a nossa saúde física e mental. Estas atividades ajudam as crianças a desenvolverem competências crucias, tal como a coordenação motora, criatividade e imaginação, ao mesmo tempo que contribuem para a sua competência social, redução de ansiedade e conexão com o mundo natural, essencial para o bem-estar psicológico.

Face à sua importância, seguem-se algumas sugestões de atividades para aproveitar os dias mais solarengos:

·       Caminhadas e passeios de bicicleta: Pedalar e caminhar em trilhas seguras ou ciclovias pode ser um plano muito divertido, para toda a família. Enquanto exploram diferentes locais e elementos da natureza, os mais novos, ganham também confiança e desenvolvem as suas capacidades motoras;

 

·       Piqueniques: Pode se reunir com amigos ou familiares para um piquenique num parque local. Oferecendo uma ótima oportunidade para desfrutar de comida deliciosa, brincadeiras divertidas e tempo de qualidade com família e amigos.

 

·       Brincadeiras com novas texturas, cores e cheiros: Ao brincar ao ar livre, as crianças são expostas a novos estímulos sensoriais, como texturas, sons, cheiros e cores. Aspetos essenciais para o desenvolvimento sensorial e cognitivo. Pode fazer atividades com água e fornecer, à criança, utensílios de diferentes formas e tamanhos; organizar uma pequena caminhada descalça sobre diferentes elementos (relva; areia); pode montar uma estação de exploração de texturas, cores e cheiros com elementos da natureza e, por norma, fora do seu alcance diário (folhas, areia, penas, ervas aromáticas);

 

·       Jogos em equipa: As atividades ao ar livre frequentemente envolvem brincadeiras em grupo, o que promove competências sociais, como a comunicação, cooperação, negociação e resolução de conflitos. Desde um jogo de futebol a uma caça ao tesouro.

 

·       Observação de elementos do interesse da criança: A observação de paisagens, aves, árvores e outros elementos do seu interesse constitui-se uma atividade muito gratificante, que oferece uma oportunidade para as crianças se conectarem com a natureza e aprofundarem o seu conhecimento. Podendo, através da exploração de diferentes habitats, com recurso a binóculos, fotografias ou guias de campo, observar as variações na paisagem e na vida selvagem.

 

Porque, afinal de contas, na natureza não encontramos conexão ao WI-FI, mas vamos sempre descobrir uma ligação muito melhor.         

Raquel Fragoso, MS, Psicóloga e Terapeuta Comportamental