A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência… O corpo e a mente são estudados pela psicologia de forma integrada e não separadamente.

– Psicologia Clínica
A Psicologia Clínica é o ramo da psicologia em que se pretende compreender, prevenir e intervir sobre doenças mentais, alterações emocionais, cognitivas e comportamentais, com o principal objetivo de promover o bem estar e o desenvolvimento pessoal.
O psicólogo clínico envolve-se na promoção de cuidados de saúde comportamental dos indivíduos e família, na investigação com evidência científica, ensino e consultoria, bem como na implementação de programas de desenvolvimento pessoal e social.

– Psicologia Educacional
Estuda o processo de ensino / aprendizagem em diversas vertentes: mecanismos de aprendizagem nas crianças e jovens, eficácia de estratégias educacionais e funcionamento da própria instituição de ensino. Na Psicologia Educacional o psicólogo desenvolve o seu trabalho de forma conjunta com os educadores / professores e outros auxiliares de educação, com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem dos alunos eficaz e significativa, nomeadamente no que se refere à motivação, dificuldades de aprendizagem e ainda noutras experiências escolares.

– Avaliação Psicológica
A avaliação psicológica centra-se na utilização da psicometria e técnicas que avaliam e descrevem com objetividade o funcionamento psíquico de uma pessoa num dado momento, o que, por sua vez poderá revelar indicies de predição sobre o seu comportamento. Neste sentido podem ser avaliadas características como inteligência, personalidade, interesse, entre outros.
É um processo que geralmente se desenvolve em 5 momentos fundamentais: a entrevista e recolha de dados anamnésicos, aplicação de provas e testes psicológicos, análise e interpretação de dados, construção do relatório e entrevista de devolução.

Segue-nos AQUI
Follow by Email
Facebook
LinkedIn