Ensinar associações simples de palavras

As associações simples de palavras, permitem à criança observar e verbalizar a relação que existe entre as palavras e desenvolver e compreender o conceito de porquê. No dia-a-dia, estas associações ajudam na compreensão auditiva (quando recebem uma instrução como “vai buscar um lápis e uma folha”, a criança facilmente cumpre a instrução porque lhe faz sentido) e na associação de eventos com alguns detalhes, como por exemplo, uma festa de anos relacionada com bolo, presentes, balões, etc.

Com crianças mais novas é possível trabalhar através do uso de imagens: dispor vários pares de imagens à sua frente; escolher um cartão e perguntar o que é que vai com esse cartão (exemplos: sapato e meia, escova de dentes e pasta de dentes, lápis e folha de papel, etc.) e ir expondo oralmente à explicação do porquê (“o sapato e a meia servem para calçar”; “escrevemos com o lápis na folha”).

Com crianças mais velhas, que já tenham competências de leitura e escrita, para além das imagens, pode ser usado um guião, para preencherem, como por exemplo:


Leia mais sugestões de atividades no nosso site

Na nossa Oficina de Sugestões encontra diversos temas tais como:

  • Análise Comportamental Aplicada
  • Psicomotricidade
  • Ansiedade social na infância e adolescência


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *