No passado mês de maio a equipa da Oficina do Comportamento esteve presente na 42ª conferência anual da ABAI (Association for Behavior Analysis International) realizada em Chicago, nos Estados Unidos da América.

Durante os 5 dias foram vários os workshops e simpósios apresentados, que abordaram variados temas da análise comportamental, não só no autismo, mas também em diversos síndromes genéticos, lesões cerebrais, competências académicas, comportamentos disruptivos, comportamento animal, entre outros.

 

Questões como a ética e a investigação na área dos comportamentos verbais, cálculo matemático, dificuldades de alimentação e de socialização foram alguns dos temas que a equipa teve a oportunidade de assistir.

Um dos momentos altos da conferência foi a apresentação do Prof. Dr. Miguel Nicolelis “Brain-Machine Interfaces: From Basic Science to Neurological Rehabilitation” https://www.ted.com/talks/miguel_nicolelis_brain_to_brain_communication_has_arri ved_how_we_did_it onde a sua investigação nos leva “ao limite da nossa imaginação”.

No entanto, não foram só apresentações que a equipa da Oficina do Comportamento teve oportunidade de assistir. Foi também possível partilhar experiências com diferentes técnicos, nomeadamente BCBA’s, de diferentes partes do mundo, onde o intercâmbio de metodologias e estratégias usadas é sempre uma mais-valia.

No final da conferência ficamos com vontade de avançar para a investigação e contribuir ainda mais para a divulgação da análise comportamental aplicada em diferentes contextos.

Quem sabe se na próxima conferência não será a vez da equipa da Oficina do Comportamento apresentar um estudo sobre a população portuguesa e a análise comportamental aplicada.

Please follow and like us:
Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *