No dia 2 de abril comemora-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Tens um colega na turma ou na escola com autismo? Mas… o que é o autismo? O autismo é uma perturbação do desenvolvimento na qual a pessoa tem dificuldade nas relações sociais (ter amigos); tem comportamentos repetitivos, que podemos até achar um pouco estranhos; pode ter dificuldades em aprender como nós.

Os sinais do autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e antes dos três anos de idade e é mais comum em rapazes do que em raparigas.

O que causa o autismo? Apesar de ser feita investigação, ainda não se sabe o que causa o autismo.

Existem características no autismo, que nos podem melhor ajudar a perceber como interagir com estas pessoas: uma pessoa com autismo 
normalmente prefere estar sozinha; pode não gostar de nos abraçar, de nos olhar nos olhos e pode não gostar das mudanças; pode repetir certos comportamentos muitas vezes e interessar-se por objetos comuns, não os manipulando como nós; algumas crianças com autismo começam a falar mais tarde do que nós e pode ser difícil perceber tudo o que dizem; podem ter dificuldade em comunicar como nós, o que querem, o que sentem,…; podem também ter dificuldades em perceber o que os outros dizem; podem ser sensíveis a sons mais altos e podem também apresentar essa sensibilidade com imagens, sabores e odores; por tudo isto, as pessoas com autismo podem ficar chateadas muito facilmente!

Categories: Oficina de Sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *